Duvida sobre o Kernel e a distro do Debian.

Ola denovo.

Tenho uma duvida, acho que a ultima solucao que posso tentar para
instalar a SIS900 no meu notebook é instalando o potato mesmo e
atualizando o kernel para versao 2.4 ou 2.5, mas um amigo me disse que
eu nao posso fazer isso pois o potato nao funcionara direito pois
algumas ferramentas basicas dependem do kernel, e mudando o kernel
poderia gerar problemas.
Esta informacao confere, ou eu posso instalar qualquer versao do kernel
em qualquer ditro?

Obrigado!