Re: Otimizaçao

On Wed, 15 May 2002 12:03:09 GMT
"Marcelo" <listasmarcelo@ieg.com.br> wrote:

>Pessoal,

>gostaria de uma opinião do pessoal mais experiente. Estou pensando em recompilar,
>a partir dos fontes, os pacotes que eu utilizo com mais frequencia (galeon,
>sylpheed, etc.) com otimizacoes especificas para minha maquina pra ver se consigo
>aumentar o desempenho. Porem tenho algumas duvidas:
>
>- alguem ja fez isto?! (perguntinha idiota ...) se ja fez, obteve um ganho que
>compense o trabalho, ou o aumento no desempenho eh insignificante?!

Oia bem...
Quando usava slackware, eu compilava tudo o que tinha na maquina. Nao por causa de desempenho, mas por escasses de pacotes compilados para slack. Quando passei a usar debian, por ter uma certa abundancia de pacotes (o certa fica por conta de alguns bladeenc e outros que nao encontrei debianizados), uso apenas os pacotes compilados.

O saldo disso, salvo a falsa impressao pela falta de um teste cientifico, e que com a debian minhas maquinas estao rendendo mais. Logo, posso dizer que esse caso de compilar para aumentar o desempenho, a nao ser em casos especificos, nao passa de mitologia (exemplo de caso especifico: kernel, sendmail,....).

>- onde eu consigo um tutorial mais aprofundado sobre criacao de pacotes a partir
>dos fontes no Debian, estou lendo os do Kov (Guia Prático  se não me engano)
>mas gostaria de dar uma olhada em outros, ate para aprender que flags eu tenho
>que colocar para otimizar a compilacao para o meu processador, quais arquivos
>configurar, etc.

O documento "como usar o apt" fala disso tudo claramente. Se voce estiver usando os fontes originais sem patches dos mantainers debian, voce pode ler o documento "como criar pacotes .deb". Alem, e claro, de ler o readme do desenvolvedor.

>- se eu baixar os fontes do galeon (por exemplo), para recompila-lo para minha
>maquina, terei de baixar/recompilar os fontes das suas dependencias tb, por
>exemplo, do mozilla?!?!

Neste caso de exemplo, se o galeon for da mesma versao pode ser que nao. O apt resolve as dependencias da copilacao com a opcao build-dep. Isso tudo ta nos documentos em debian-br.cipsga.org.br.

[]'s
--
Marcio de Araujo Benedito - china@pbh.gov.br
GNU/Linux user 18636 (Debian Woody)

< Ficar velho é obrigatório, ficar sábio , opcional. >
        \   ^__^
                ||----w |
                ||     ||