Otimizaçao

Pessoal,

gostaria de uma opinião do pessoal mais experiente. Estou pensando em recompilar,
a partir dos fontes, os pacotes que eu utilizo com mais frequencia (galeon,
sylpheed, etc.) com otimizacoes especificas para minha maquina pra ver se consigo
aumentar o desempenho. Porem tenho algumas duvidas:

- alguem ja fez isto?! (perguntinha idiota ...) se ja fez, obteve um ganho que
compense o trabalho, ou o aumento no desempenho eh insignificante?!
- onde eu consigo um tutorial mais aprofundado sobre criacao de pacotes a partir
dos fontes no Debian, estou lendo os do Kov (Guia Prático  se não me engano)
mas gostaria de dar uma olhada em outros, ate para aprender que flags eu tenho
que colocar para otimizar a compilacao para o meu processador, quais arquivos
configurar, etc.
- se eu baixar os fontes do galeon (por exemplo), para recompila-lo para minha
maquina, terei de baixar/recompilar os fontes das suas dependencias tb, por
exemplo, do mozilla?!?!

Bom, desculpem-me se falei muitas besteiras, mas sao duvidas de principiante

Obrigado.
Marcelo.

http://www.ieg.com.br