Re: Impressão

On Wed, May 01, 2002 at 11:17:58AM -0300, MST - Coletivo de Informática wrote:
> Bom dia Carlos,

> é esta que me faltava ouvir (ou ler): por favor me dê umas dicas para configurar o cups para uma rede (tipo: 192.168.1.0/24)! Estou com várias tentativas frustradas, pronto para voltar à velha dupla lpr/rlpr ...

Olhe, não sou nenhum 'expert' nem é esta configuração que uso na minha casa,
mas fiz alguns teste e acho que não tem complicação.
Tenho uma rede de 3 máquinas: um firewall+ADSL+hub, um notebook e um desktop.
Minha impressora é compartilhada com uma daquelas caixas com três tomadas db25
para compartilhamento de impressoras (uso uma sem chave da Leadership).
Nos dois micros instalei o pacote cupsys server e client e configurei tudo via
interface web acessada pelo endereço http://localhost:631.
Dei uma lida no manual e o que manda fazer para usar numa rede é: instalar o
cupsys numa das máquinas e configurar a impressora local como de costume. No
arquivo /etc/cups/cupsd.conf tem uma seção Chamada Security Options, localize
a sequencia:
<Location />
Order Deny,Allow
Deny From All
Allow From 127.0.0.1
</Location>

e acrescente a linha:
Allow From 192.168.1.0/24 logo após o Allow From 127...

Reinicialize o cupsys com /etc/init.d/cupsys restart

Nas máquinas clientes acione o configurador web e adicione uma impressora
porém na segunda página de configuração quando for necessário informar o
Device digite:
ipp://ip.do.servidor.de.impressão/printer/nome_da_impressora_no_servidor

Fiz exatamente isto e funcionou de primeira.

Carlos.

--