Re: Não consigo colocar som

Deve estar realmente acontecendo o que a mensagem acusa: o dispositivo
está ocupado.

Veja quem está mantendo o /dev/dsp aberto com lsof /dev/dsp , meu
palpite é que seja o esd, um daemon que tem por função mixar
diversos streams de áudio, porém o aplicativo que vai tocar
através do ESD precisa ser feito para isso, o ESD não é
transparente, e o script "play" do pacote sox certamente não
é. O gnome usa o esd por exemplo, para poder tocar vários
áudios ao mesmo tempo.

Instale o pacote esound-clients e use o programa esdplay ao
invés do play.

Abração

On Wed, 24 Apr 2002 20:37:25 GMT "Marcelo" <listasmarcelo@ieg.com.br> wrote:

> Instalei uma máquina do zero com woody, a placa de som é uma via, habilitei
> o módulo no kernel, ela até faz o barulho característico quando dá boot, mas
> ao tentar rodar um arquivo de som qualquer dá a seguinte mensagem.
>
> ex.: play som.wav
> sox: cannot open /dev/dsp : Device is busy
>
> Mesmo fazendo isto como root. Já adicionei meus usuários ao grupo audio e mesmo
> assim não consigo tocar nenhum som, nem com o play (como mostrado acima) nem
> com o XMMS.
>
> Alguém pode me ajudar?
>

> http://www.ieg.com.br

Eduardo Marcel Maçan 		Gerente de Redes / Network Manager
macan@colband.com.br		Colégio Bandeirantes