Re: LDP-BR

[ Antes de mais nada, esse não é um e-mail escrito com calma. A razão
  é explicada no decorrer do mesmo. ]

Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org> writes:

> Eu estou procurando pelos howtos e manpages em português feitos pelo
> LDP-BR... procurei o endereço antigo: http://ldp-br.conectiva.com.br
> e alguns amigos indicaram http://ldp-br.linuxdoc.org, mas os dois
> levam à página de publicações da conectiva.

Isso é um erro no DNS da LDP.

Ele "endoidou". O motivo para a LDP mudar de linuxdoc para tldp é
justamente esse.

Já solicitei que o pessoal da Conectiva apontasse o servidor para o
novo endereço que nos foi designado (br.tldp.org), como pode ser
comprovado na lista LDP-BR
(http://listas.conectiva.com.br/listas/ldp-br). Há um problema no
fator "recursos humanos": o ser humano não reage instantaneamente a um
"comando" (pedido ou solicitação), demorando para ler seu e-mail,
demorando para notar a gravidade do problema e demorando para realizar
a tarefa solicitada.

Infelizmente, o problema se agravou hoje. Como poderias comprovar se
assinasses outras listas na LDP (não a LDP-BR). Podes verificar
históricos delas. Comece vendo a lista lampdas@en.tldp.org. Não terás
acesso à lista do staff da LDP, provavelmente.

> Eu entendo que isso é uma ótima maneira de fazer marketing, mas há
> trabalho que foi feito por caras do Brasil todo envolvido nisso
> e eu e outros desenvolvedor Debian gostaríamos de poder colocar
> links para o site do LDP-BR no site do Debian e de atualizar os
> pacotes de manpages e howtos em português da nossa distribuição.

Acho que antes de tirar conclusões apressadas, poderias ter consultado
os responsáveis.

Como não tenho acesso a todas as listas que você enviou, peço que
repasses esta mensagem para elas, na íntegra. Assino-a digitalmente
para que isso seja comprovado pelos assinantes das mesmas.

Aproveitei e adicionei a LDP-BR nos destinatários desta. Peço que se
algum dos membros da LDP-BR tem acesso às listas, que faça o forward
dessa mensagem na íntegra.

> Eu entendo o valor que a Conectiva teve no LDP-BR, agradeço a
> ela por isso, mas o que eu quero é o trabalho da comunidade
> LDP-BR, não as publicações da empresa. Estou muito confuso, alguém
> pode esclarescer isso?

Você poderia ter perguntado para mim, responsável pelo projeto sem
incluir nenhuma outra lista nos destinatários de tua mensagem. Isso é
uma atitude de agressão gratuita e anti-ética.

> Vi um email falando que possivelmente o LDP-BR seria movido para
> o SourceForge, e sim, tem um projeto lá... mas essa situação me
> deixa muito incomodado... eu não colocaria 1 sgml sequer no
> SourceForge depois das novas políticas quase-non-frees deles
> e acho que isso devia ser discutido com os tradutores... não
> vou entrar nessa discussão porque meu negócio atualmente tem sido
> criar, não traduzir... mas fica a dica

Você deveria assinar a lista da LDP-BR antes de espalhar falsas
acusações e tomar conclusões baseadas em boato.

A idéia de ir para o SourceForge correu há meses atrás. De lá para cá,
muita água passou por debaixo da ponte. Novamente, eu seria a pessoa
que você poderia contactar.

Recebi hoje um e-mail do Maçan há pouco, estava para respondê-lo
quando recebo tua mensagem.

> Ainda, o problema com o redirecionamento dos endereços
> "oficiais" do LDP-BR me deixam muito incomodado.

Consulte, então, os responsáveis pela LDP-BR. Se não sabes quem são,
questionasse-nos antes de adicionar listas de discussão como teus
destinatários.

A adição destas gera atritos e boatos que não são necessários e são
até prejudiciais para a evolução do projeto.

A comunidade deve unir-se e não minar projetos que têm sobrevivido há
anos e que pela sua própria natureza apresentam uma baixa colaboração
dos demais.

Se não sabias da mudança de endereços, isso significa que há muito não
acessas a página, que há muito não contribuis com o mesmo. Seria de
grande valia que fizesseis maiores contribuições com o projeto antes
de disseminar acusações de que se trata de marketing gratuito por
parte da Conectiva. Tais acusações geram falsas percepções do que
ocorre.

A única coisa que é fornecida pela Conectiva é banda e máquina. A
única coisa que é usada pela Conectiva é a mesma que é disponibilizada
para todas as distribuições: o conteúdo do site. Ela não tem acesso a
nada que a SuSE, Debian, Mandrake ou qualquer outra distribuição Linux
não tenha. Ela não é privilegiada com informações ou dados antes das
outras.

> Talvez esse email esteja sendo para a pessoa errada, Lobo
> Solitário, Godoy, e se esse for o caso por favor me digam a
> quem eu devo perguntar sobre os endereços que se redirecionam
> para a página de publicações da conectiva.

O endereço para problemas administrativos e de infra-estrutura da
LDP-BR é o meu. Eu sou o responsável pela coordenação do projeto, até
que outro membro da LDP-BR assuma-o. Até o presente momento, esta ação
não foi solicitada e nem contestada.

Gostaria que todos, antes de saírem fazendo falsas acusações,
contactassem as pessoas responsáveis pelos projetos. Isso é ter
espírito de comunidade.

Sds,
- --
Godoy. <godoy@conectiva.com>

Escritório de Projetos		-- 	  Conectiva S.A.
Projects Office			--	  Conectiva Inc.