Re: Como colocar a "?" e a "!" de cabe

Em Sat, 20 Apr 2002 01:02:56 -0300
Hilton Fernandes <hgfernan@ig.com.br> escreveu:

> Vi que você é professor de espanhol.  Como eles se chamam em espanhol?  Algo
> como pré-interrogação e pré-exclamação?
>
> Por favor abra um off-topic e responda esta questão, importante nos tempos do
> Mercosul.  Além disso, tenho certeza que poucos nesta lista saberiam esse
> tipo de coisa.

Oi Hilton

Até onde eu sei os simbolos se chaman "signo de interrogación" e "signo de
admiración". São considerados no conjunto. Quero dizer, não existe isso de o do
início e o do fim, é tudo uma coisa só porque não se pensa em um sem o outro.
Quero dizer que nunca vc vai escrever o do fim sem o do início. São uma coisa
só. Quanto aos nomes, talvez vc encontre outros nomes em gramáticas diferentes.
Nunca me preocupei muito com isso, até vou buscar depois para ver se há outros
nomes diferentes, se achar te mando em PVT.

Mas voltando ao assunto do teclado, eu fiz o que vc disse e apareceu legal.
No X e no console aparece legal. O problema é que não posso fazer "echo '\271'
de dentro dos programas.

Eu queria apertar uma combinação
de teclas ou as teclas do windows e ver os símbolos em qualquer programa, seja
no x ou no console.

O truque do alt+n que o colega falou na outra mensagem não funciona no X, mas
hoje descobri
que funciona do console. Já é uma solução parcial, mas me obriga a mudar entre o
X e o console para escrever.

Já li todo o Keyboard-and-console-HOWTO e
fiquei mais confuso. Pelo que entendi vc atribui teclas no console com o
loadkeys e no X com o xmodmap. Blz. Agora preciso descobrir como dizer ao
sistema que quando eu pressiono as teclas win do teclado ele deve imprimir
os símbolos que eu quero.

Se pelo menos eu soubesse qual o arquivo que devo olhar eu ia no Conectiva e
olhava, porque lá funciona.

 Vou acabar descobrindo, mas se alguém quiser me poupar algumas semanas e me
 dizer aonde vão essas definições eu agradeço.
 Dentro do meu etc/kbd não achei nada que desse pra configurar com relação a
 isso. No /etc/X11 eu já li o XF86Config e não achei, fora as definições de
 teclado.

É isso ai, obrigado pela ajuda.

Um abraço

Leandro