varias duvidas sobre notebook

Colegas,

Tenho algumas duvidas sobre notebook, algumas nao diretamente ligadas ao linux, mas como aqui muita gente usa....: (pergunto aqui sobre coisas que nao consegui no site linux on laptop).
Tenho um HP OmniBook, celeron 650, 128MB RAM, 10GB HD, Rede som e modem on-board, e tela HPA 13". Instalei o debian woody nele. Exceto o modem on-board que e winmodem (estou usando o pcmcia para conexao dial-up), esta tudo funcionando, a maquina esta operacional, mas, seguem ai as duvidas:

1) Como fazer com que o modo suspend seja ativado? Mantive a particao "thinkpad hibernation"  no HD e tenho o apm habilitado. No GDM aparece a opcao "suspend", mas nao funciona.
2) como habilitar o desligamento do monitor lcd sem que o X caia? Se eu fico mais que 5 minutos sem usar o notebook o X cai e volta para o console. Com isso todos o programas abertos no X morrem tambem e, no caso de documentos, tudo fica perdido.
3) Qual a melhor maneira de usar a bateria? Nunca desconecta-la do notebook ou retira-la quando esta usando a energia da tomada eletrica? Estou usando ela sempre conectada ao notebook, mas ela fica quente pra burro!
4) Tenho um amigo (usuario windows) que disse que raramente desliga o notebook dele, sempre usa o modo suspend e o transporta "dormindo". Este procedimento e correto, o o melhor mesmo e desligar o bicho?

Por enquanto e isso. No site linux laptop existe um documento que apenas menciona a necessidade de se manter a particao "thinkpad hibernation" no HD, mas nao fala mais nada...

[]'s
--
Marcio de Araujo Benedito - china@pbh.gov.br
GNU/Linux user 18636 (Debian Woody)