apt x rpm

 > por quê a prevista 'normalização' do Linux privilegiou o uso do rpm em
 > detrimento do apt?? Até mesmo a Conectiva Linux vem usando o apt, o que
 > (IMHO) indica a superioridade dêste em relação ao (tradicional RH's
 > like) rpm. E (ainda IMHO) eu acho o apt bem mais 'esperto' do que o rpm,
 > na resolução das dependências

Provavelmente o RPM tenha sido privilegiado devido sua popularidade. O
Debian nunca vai diminuir sua qualidade para aderir a padroes entao,
se nao for o melhor para o Debian, este nao aderirah totalmente ao
padrao.

Nao cheguei a ler o padrao, mas pelo que sei, este nao impoe o uso de
determinado tipo de pacote e sim que seja possivel sua instalacao
(usando-se o alien eh possivel). Voce fez uma confusao bastante grande
quando comparou o APT com o RPM. O APT (Advanced Package Tool) nao eh
um pacote e sim uma ferramente independente do sistema de pacotes e
por isso a Conectiva (e outras pelo que saiba) estao usando juntamente
com o RPM, o sistema de pacotes do Debian eh o DPKG (Debian Package) e
o apt eh uma ferramente para usar o DPKG.

Como voce pode ver, para instalar um pacote voce nao precisa usar o
apt, voce pode usar diretamente o dpkg para isso. Por exemplo:

#: dpkg -i less_374-1_i386.deb

Instala o less.

#: dpkg -r less

Remove o less

#: dpkg -P less

Remove o less e apaga as configuracoes.

Como voce pode ver, esses comandos tambem existem no apt-get, por
exemplo:

apt-get install less

Instala o less.

apt-get remove less