Re: Problemas com gravador HP (IDE)

On Wed, 10 Apr 2002 09:13:41 -0300
"Marcelo Coimbra" <marcelolestat@bol.com.br> wrote:

> Olá pessoal,
>
> Eu possuo um gravador de cd HP 9300+ e nao consigo achar algum programa compativel com ele pois todos os programas q eu acho procuram por um gravador SCSI, e o meu é IDE.
> Existe algum programa q suporte gravadores IDE ou eu tenho q mudar algo na configuraçao desses programas?
>
> Grato,
>
> Marcelo Coimbra.

Eu tenho um gravador LG que tambem e IDE. Para fazer funcionar voce deve habilitar a emulacao scsi:
1) Abra o modconf, escolha o modulo ide-scsi (leia o guia pratico para mais detalhes, em debian-br.cipsga.org.br);
2) Edite o arquivo /etc/lilo.conf e coloque a seguinte linha:
append="hdx=ide-scsi"
Ja existe o append no arquivo, e so tirar a # e completar com os dados do seu gravador, onde hdx e o inode do dispositivo. Salve o arquivo e pode rodar o comando lilo para atualizar as alteracoes.
Se voce usa o grub, edite o arquivo /boot/grub/menu.lst e coloque:
hdx=ide-scsi
na mesma linha que chama o kernel. Salve e nao precisa fazer mais nada no grub.
3) Reinicie a maquina (esta e uma das raras vezes que precisamos rebootar o linux!) e se gravador sera reconhecido como scsi.

Para testar voce pode fazer um cdrecord --scanbus. Uma lista com seus dispositivos SCSI sera listada. Se nao aparecer nada e qporque saiu algo errado.

Alguns palpites:
Crie um disco de boot para o caso de emergencia, se voce nao crou um na hora da instalacao.
Se voce tem um leitor de cd, alem do gravador, compensa emula-lo tambem, para que o cdrecord possa usa-lo. Neste caso a linha ficaria append="hdx=ide-scsi hdy=ide-scsi", no lilo e hdx=ide-scsi hdy=ide-scsi no grub.
Apague o link /dev/cdrom e crie de novo, apontando agora para seu novo dispositivo scsi: rm /dev/cdrom e ln -sf /dev/scd0 /dev/cdrom. Isso evitara que voce fique trocando os dispositivos de todos os programas que usam o cdrom.
Em www.poli.org voce encontra o cd-writing-how-to em portugues, e dentro de /usr/doc/cdrecord voce encontra todas as dicas para gravar cds, incluseve com multisessao.

[]'s
--
Marcio de Araujo Benedito - china@pbh.gov.br
GNU/Linux user 18636 (Debian Woody)

	O cerebro e um orgao maravilhoso. Comeca a funcionar assim
	que voce se levanta da cama e nao p ra ate voce chegar ao
	escritorio.
		-- Robert Frost