Locales, idioma, gnome

Olá a todos

Pela primeira vez estou me aventurando a configurar um debian como desktop... tô usando woody.

Tinha resolvido o problema de acentuação no console e no X

Tô usando a dupla gdm/gnome, e fuçando nessa história de locales, coloquei no /etc/locale.alias a seguinte linha:
portuguese_BR   pt_BR.ISO-8859-1

Daí no gdm passou a me aparecer a opção Brazilian Portuguese em Languages, mas quando eu seto ela e faço logon no Gnome (a tradução para pt_BR tá uma mixórdia, mas não consigo me acostumar com o pt_PT), os acentos param de funcionar no gnome-terminal, no mozilla, mas continuam a funcionar no xterm.

Se eu volto pro inglês no gdm (POSIX/C), os acentos voltam a funcionar. O que há de errado?

Alguém pode me indicar uma documentação boa sobre esse negócio de locales, as partes envolvidas no processo, como console, X e WMs lidam com isso, etc?
Pode ser meio técnica, voltada pra desenvolvedores, qq coisa.

Valeu.

Diego.

--
Diego Francisco de Gastal Morales