Re: montar discos automaticamente

On Tuesday 02 April 2002 03:22, M wrote:
> Amigos;
>
> Preparei um notebook para uma amiga, com debian woody, e a unica coisa que
> ela me pediu foi para fazer com que o cdrom e o diskete fosem montados
> automaticamente, como no Conectiva.
>
> Como nao conheco o Conectiva, e nao manjo nada sobre montagem automatica de
> discos, o que voces me sugerem? Qual o procedimento? Onde eu acho
> documentos?

	Bem... existem 3 solucoes para o problema... a solucao tradicional eh usar o
automount. Essa solucao combina um recurso do kernel com um daemon, e ele
monta e desmonta os discos automaticamente quando eles sao acessados. Por
exemplo, quando vc tentar acessar o /cdrom ele eh montado automaticamente. O
problema dessa solucao eh que tem uns galhos com tempo de montagem (na
verdade o problema maior eh na desmontagem).
	O conectiva usa o supermount (que IMHO funciona melhor), que tb eh um patch
no kernel, que monta um dispositivo virtual que por sua vez monta o
dispositivo real... na pratica vc usa ele que nem usa os ruindows... o
problema eh que ele funciona no kernel 2.2 :-(
	A terceira solucao eh colocar uns icones na area de trabalho do notebook
para montar e desmontar esses dispositivos. (solucao mais facil, mas sua
usuaria pode nao gostar muito).

	Christian

p.s procura pelos howtos na linuxdoc e claro... nao se esqueca o google eh
seu amigo :-)