acentuacao..

Ola pessoal.. meu primeiro post..

seguinte, estou meio perdido no Debian, pois nao encontro alguns arquivos ( logico..) que estava acustumado no slack..

preciso:

acentuar no console
acentuar no X

how-to??

ja sei, que preciso carregar uma fonte q suporte acentos, configurar meu mapa de teclado..

Mas, onde eu configuro essa fonte, e qual fonte eu uso??

o mapa de teclado onde eu configuro.. e qual o similar ao us+

no X, como acentuar?? mesmo processo, xmodmap?? qual pacote??

(humm bem q podia ter um .deb, que deixasse isso pronto..)

Bem, soh isso..

;))