?dm só loga como root

Eu tinha o potato r0, atualizei a distribuição pela internet (com as amaldiçoadas linhas da ximian no sources.list, e outras mais), recompilei o kernel 2.2.19 e depois disso o gdm (da ximian) não se logava mais como usuario normal que eu tinha, é como se ele tentasse carregar o window manager e não conseguisse, então volta-se a tela de login, criei outro usuario e deu na mesma, mas como root ta normal. Acho que não foi porcausa da atualização porque eu me lembro de ter me logado como usuario normal após a atualização. Acho que foi alguma besteira que eu fiz.

Eu já tentei fazer um downgrade do gdm para o do potato r0 q tenho no cd, ou apagar o gdm e instalar o xdm. Mas dá na mesma, o mais estranho é que se eu me logo sem ?dm e dou startx como usuario normal o x abre na boa.

Eu uso muito o X, por isso preciso de um desses ?dm, alguma idéia?

--
nick: fsf (fsf signify fsf)
alternativo: finsu (finsu is not simple user)