Algumas dúvidas sobre partições

Moçada,

No momento da instalação do Debian, criei uma partição lógica ext2 para armazenar os docs pessoais, caso seja necessário a
reinstalação da máquina, mas gostaria de algumas informações:

1- não consigo montar essa partição, já adicionei as infos. necessárias no fstab;
2- como faço para formatar uma partição?
3- como faço para configurar o fstab para acessar uma partição extendida do winxp, o sistema de arquivos desta partição é ntfs. Eu
consigo acessar a partição primária de meu winxp, que também é ntfs, mas a partição extendida não consigo.
4- Alguém pode me aconselhar qual aplicativo utilizar para reparticionar um hd sem perder dados, ? MAS SEM PERDER DADOS MESMO!!!
Esse hd já possui uma partição ext2 e duas partições ntfs.

[]'s

          ,,,
         /^ ^\
        ( o o )
|                    Fabrício Fadel Kammer  |
|    .oooO           ffkammer@dglnet.com.br |
|    (   )   Oooo.   Conchal - SP - Brasil  |
             (_/