Re: compartilhar acesso em rede domestica

On Sat, Mar 16, 2002 at 08:32:05AM -0300, Márcio de Araújo Benedito wrote:
> Amigos,
>
> Tenho duas maquinas em casa, um desktop e um notebook. Eles estao
> ligados em rede por um cabo crossover. A rede funciona, troco arquivos
> entre as maquinas, monto nfs, ftp, etc... Nao tenho gateway.
>
> Porem, este notebook tem um winmodem interno e eu nao tenho grana para
> comprar um cartao pcmcia. O relato da lista debian-laptop e que este
> winmodem, um ess56cvm, ainda nao funciona com linux!
>
> Entao, uma maneira de eu fazer acesso a internet com este notebook e
> usando a rede. No trabalho sem problemas, mas gostaria de fazer o aceso
> [...]

faça isso no desktop:
edite o arquivo /etc/network/options e coloque ip_forward=yes
de um restart no networking  ->  /etc/init.d/networking restart
depois:
  echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
  ipchains -P forward MASQ

não precisa instalar bind, squid, nada disso no desktop. tente dar um
ping do laptop para um IP externo (ex: 200.176.3.142) e depois tente
dar um ping para um nome externo (ex: www.terra.com.br) se ambos
funcionarem, então aproveite e use, já está ok!

um link bem antigo, se não me engano quando o potato ainda era unstable,
mas serve como referencia... apenas não precisa a parte de recompilar o
kernel: http://autsens.cjb.net/~rodrigo/