gravação de audio, volume de gravação, AGC

Oi Pessoal,

   Alguém tem experiência de gravar audio no debian?

   Minha idéia é conectar o audio na entrada "line" da placa
soundblaster AWE32.

   pretendo gravar assim:

      $ aumix          (escolho quais as entradas da placa são REC)
      $ rec -c 2 -f s -r 44100 -s b file.raw        (gravo o audio)

   depois de tudo gravado, posso converter para ogg, mas nada de
converter real-time.

   este é o problema:

   como poderei monitorar se o nível de gravação está ideal? se não
está sendo muito alto ou muito baixo? tem algum aplicativo que mostra
o nível de gravação (no modo texto, de preferencia) e possa ser
utilizado sem atrapalhar o "rec"? ai eu poderia utilizar o aumix para
corrigir o nível. tem algum software "AGC" para audio?

   Outra sugestão de programa para gravar, além do "rec"?(não pode ser
nenhum programa instavel, pois vou ter que gravar 4 horas possibilidades
de falhar por isso nem X quero rodando para não consumir recursos)

   Abraços,
     Pedro