placas de rede e distribuicao do link

aqui na empresa colocamos cable modem e pretendemos distribuir o link do
cable para alguns pcs minha perguntas sao:
 1 - queremos usar placas de rede 3com, a   questão é que eu nao sei se
ela tem suporte no debian e queria saber se ela teria bom rendimento
para repasar o link para as maquinas

2 - todos os pcs clientes sao windows queria saber como eu faço as
configurações do servidor... é necessário algum programa especial ou
apenas mudanças nos arquivos de  configuração de rede do debian?