configurar IP

Gostaria de saber como eu coloco um ip fixo no debian 2.2 r5 e como
colocar endereços de servidores dns e gateway padrão para quando o
debian iniciar já assumir essas configurações.Tem alguma ferramenta
para fazer isso ou quais os arquivos que devo editar?No momento eu
entro no debian e dô um ifconfig eth0 ip netmask mascara e para
colocar gateway uso o route add default gw ip netmask mascara e dns
não sei como colocar,quero saber como colocar isso e ficar fixo,não
ser preciso eu toda vez digitar isso.

Desde já agradeço.