Re: fundir partições usadas

Sim, tem jeito, masmo não sendo possível diretamente usando o ext2resize ou o GNU/parted (atente ao detalhe KOV ;-),
mas terá que apagar as partições hda9, hda10 para "esticar" hda8. Vai depender muito da sequencia das partições em seu
disco rígido. Se o hda11 começar logo após hda8, é só apagar a hda11 e usar o GNU/parted aumentando a hda11.

O processo é bastante seguro, basicamente no parted voce terá que dar um "print" para mostrar suas partições, e
especificar o tamanho inicial e final da partição.

1          0.031   2996.499  primary   ext2        boot
2       2996.499   6902.929  primary   ext2

O número da primeira coluna, é a ID da partição do disco usado. Para usar o resize:
resize 2 2996.499 8000.100

Aumentaria o tamanho da partição hda2 para 5GB (isso pede que hda3 seja apagado/modificado).

Você pode diminuir seu hda6 com segurançca, o parted/ext2resize fará a cópia de seus dados para assegurar que não sejam destruidos
durante o processo, só tenha certeza que o novo tamanho da partição terá espaço suficiente para armazenar os dados.

A regra geral, em todo caso de operação com partições, é fazer backup! Se tiver meios de fazer em um disco separado do seu HD atual, melhor ainda.
Tenha muito cuidado e pense 2 vezes antes de bater ENTER usando o resize, as modificações ocorrem imediatamente.

[]s

Marcio Roberto Teixeira <marciotex.l1@pro.via-rs.com.br> escreveu em Thu, 7 Mar 2002 21:38:33 +0000:

> Olá.
>
> [corta]

Gleydson Mazioli da Silva
gleydson@debian.org
gleydson@cipsga.org.br
gleydson@focalinux.org

* As quatro coisas que não voltam para trás: A pedra atirada, a palavra
dita, a ocasião perdida, e o tempo passado.