Re: SPAMs nas listas da Debian

Olah!

	Isso eh um problema muito relatado e sem uma resposta unica. Um spam
naum eh igual ao outro e a unica maneira de filtra-los eficazmente eh
trabalho humano.
	Utilizando filtros padronizados (como spamassassin ou vipul's razor)
ajuda, mas isso deve ser implementado pelo usuario. O motivo? Eh o
enorme risco de mensagens legitimas serem considerados spam. Imagine
o transtorno se isso fosse automatico no servidor de listas!
	Outra medida que jah foi discutida eh naum permitir postagem de
usuarios naum-assinantes. Mas isso diminui o carater de suporte
tecnico que as listas de usuarios do Debian tem, tornando a ideia
inviavel.
	Jah postei nessa lista uma "receita" que eu uso no procmail e eh
bastante eficiente (veja nos arquivos da lista)... mas isso para ser
utilizado no seu computador. Utiliza-lo no servidor eh inviavel.

	[]s

	Pablo

--
Pablo Lorenzzoni (Spectra) <spectra@debian.org>