Re: Instalação do Debian Potato Compact - começou a saga

> De facto eu não fui muito explicito. O erro ocorreu na instalação, pois o
> sistema queria instalar os pacotes, mas eu passei à frente e deixei apenas
> base instalado. Neste momento já tenho acesso ao sistema como root.
>
> António

Ok. Já que está com o base instalado vamos lá.
É o seguinte, quando você insta-la o debian pela primeira vez ele vem com
todos os modulos compilados por padrão para não ter erros e não carregar os
dispositivos na instalação.
No seu caso, a instalação não detectou o seu cd-rom, talvez por ser muito
antigo ou algum modelo não muito comum. Você entrou no windows para ver o
modelo dele? Se não tiver o windows tente olhar no próprio drive para obter
alguma informação (Fabricante, modelo).
Tendo esses dados na mão entre no diretório:

/lib/modules/

Aqui você vai ver diretório(s) correspondentes ao kernel que você já
utilizou, no seu caso acho que so vai ter um algo do tipo 2.2.X (onde X é a
versão do kernel).
Entre nesse diretório.

Agora se você der um "ls" vai ver que existe um diretório chamado:

block

Entre nele.

Aqui nesse diretório existe todos os módulos compilados para todos os tipos
de drives que o kernel suporta. Por isso eu pedi para tentar achar o modelo
ou  o fabricante, pois são muitos módulos para tentar um por um ;)

para testar um módulo digite:

modprobe nome-do-modulo

Se ele carregar sem problemas tente montar o seu cdrom:

mount /dev/hdX ou /dev/sdX  /mount-point onde:

sd - hd's ou cd's SCSI
hd - hd's ou cd's IDE

X - pode ser (b,c,d) que vai depender de qual IDE ele está instalado e se
está como master ou slave.

Segue uma tabelinha para se orientar ;)

IDE1 - MASTER = hda
IDE1 - SLAVE = hdb
IDE2 - MASTER = hdc
IDE3 - SLAVE = hdd

Nos hd's SCSI não existe master ou slave, e sim ID mais baixo quanto mais
baixo for o ID configurado no HD ele será o primeiro:

Ex's:
HD SCSI - ID 2 = sda
HD SCSI - ID 3 = sdb
HD SCSI - ID 5 = sdc

E por assim vai.
Se o modúlo não funcionar tente remove-lo com o comando:

rmmod nome-do-modulo

E tente outro modulo até conseguir.

Espero ter ajudado.
E me desculpe se fui muito didático mas você disse que era iniciante.

[]'s

Henrique