Re: FTP, Telnet

On Fri, Feb 08, 2002 at 11:41:14AM -0200, Rodrigo Planche wrote:
> Ola lista. Quando instalamos o Debian , os serviços de FTP, Telnet , etc ,
> vem por default abilitados ou desabilitados? Como eu faço pra ver isso?

joel@thor:~$ cat /etc/inetd.conf | egrep "^[^#]"
smtp		stream	tcp	nowait	mail	/usr/sbin/exim exim -bs
ident		stream	tcp	wait	identd	/usr/sbin/identd
identd
joel@thor:~$

tenta isso. Isto faz com que sejam listados todos os serviços ativos
controlados via inetd. Inetd gerencia os serviços que são ativados em
função da demanda, ou seja, o daemon do serviço somente é carregado se
alguém for requerido o serviço.

Telnet geralmente não vem habilitado por default, porque existe o ssh
que é muito mais recomendado que o telnet, por ser seguro.

Acho que FTP não vem ativo por default, mas você pode ver se está ativo
no inetd ou como um daemon isolado: ps aux | grep ftp