Re: Lista FreeBSD,em resposta a pergunta SF2002 e FreeBSD

(pode dar forward para a lista do BSD se quiser).

On Wed, 06 Feb 2002, Raphael Marx wrote:
> aliás, mas infelizmente e mais barulhenta também.

As piores partes são sempre as mais barulhentas, infelizmente. Até porque as
melhores partes costumam estar ocupadas demais para serem barulhentas.

> a dizer que conheço --- sabe que esse tipo de evento tem pouco valor
> técnico, até porque parte das pessoas envolvidas com ele nada mais faze do
> que macaquear o palavrório do Stallman e outros "gurus", muitos dos quais,
> aliás, têm uma atitude bastante arrogante e autoritária (sei disso por
> experiência pessoal, não por ouvir dizer).

O SL2002 decididamente não é um encontro técnico, não gastem dinheiro para
ir lá pensando em assistir palestras técnicas. Eu, por exemplo, estou indo
lá é para farrear com o resto do povo do Debian mesmo, e por motivos
profissionais -- é um excelente local para contatos.

E tem um bocado de gente arrogante e autoritária na área do software livre
mesmo, eu concordo plenamente :)

> ele possa vir a ser uma grande vitrine para o FreeBSD.

Bom, com alguma ajuda dos seus usuários, ele bem que poderia vir a ser uma
vitrine. Tem tanta gente por aí que estaria melhor servida rodando FreeBSD
que Debian GNU/Linux, e não o faz porque não conhece...

Por outro lado, qualquer idéia de "competir" no lugar de simplesmente
"dividir espaço com" vai dar com os burros n'água. Estou falando das
tradicionais briguinhas entre os BSD e os GNU da vida. Quem dirá das brigas
entre os kernels Linux e BSD. Perda de energia à toa na minha opinião.

Por sinal, quem gosta de ferramentas GNU mas prefere o kernel BSD que se
prepare pro Debian GNU/BSD, que já está mais ou menos funcional. Mas isso é
outra história :P

> O Governo do Estado parece ter feito uma opção de cunho
> político-ideológico por GNU/Linux.

Sim. Essa é a pura e simples verdade, e existem boas razões para essa opção.
A mais simples delas (e suponho, mais dolorida para o campo BSD) é a
seguinte: O campo do BSD não tem braço político nem lobby expressivo no
Brasil.  O GNU tem, e está fazendo um bocado pelo uso do software livre (de
qualquer espécie) no Brasil.

> Putz! Eles chamam o Stallman de "Criador do Software Livre", mas a UCB

Do ponto de vista GNU, software livre que não tenta se manter livre não é
"livre" o suficiente, o que deixa de fora o BSD e muitas outras licenças.  E
o RMS foi quem criou, espalhou e lutou pelo termo "free software" como
significando "software livre", até onde sei... Dá para ver porque esquecem o
BSD nesses casos.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond