NOvato no Debian

Senhores bom dia...

E minha primeira participaçào na Lista Debian.
Sou usuario de linux a pouco tempo e usava o slackware 8, sempre vejo coisas
sobre o Debian e sempre grandes elogios.
Mais minha experiencia com o Debian que eu tenho não esta sendo muito boa.
Minha versao e a 2.2 r3 quem veio com a pcmaster no. 50.
Bem eu instalo seguindo os passos da revista e ate ai tudo bem mais quando
se fala no X e no mouse nada feito.

Ele nao consegue detectar minha placa de video... Quando eu uso o Xviddetect
ele consegue eu tenho uma ATI RANGE MOBILITY P com * megas de memoria.
Meu Notebook tem uma tela de 15" com resolucao de 1024x768, meu mouse esta
ligado na seria embora exita o touchpad no notebook, eu uso um mouse genius
netscroll++ na serial. la naquele XF86Setup ele tambem não funciona.

Alguem pode me ajudar de como eu faco para configurar (mais por favor em
linguagem newbie), as outras versoes que usei todas configuraram sem
problemas sera que a Debian vai me fazer esta disfeita...rs

Ouvi flar num tal de Debian Woody eu eu consigo os cds dele. E qual a
diferença????

Grato

Jean