Re: arquivo resolv.conf

O comando locate pesquisa o arquivo a ser procurado em uma base previamente
criada por ele.
Para encontrar seus arquivos mais novos ou criados depois de a base dele
estar criada digite o comando:

updatedb
e tente usar o locate novamente.

Este arquivo está localizado em:

/etc/

basta entrar no diretório e editá-lo com seu editor de textos preferido.
Ou então cria-lo pois por padrão o debian não cria ele.