mudança de login

Caros colegas,
resolvi mudar meu login na minha máquina, porém não queria perder todas as
configurações e ainda queria continuar a usar meus arquivos. Resolvi então criar um
novo usuário para o novo login, copiei todos os arquivos do home antigo
para o diretório do novo usuário, usei o chown para configurar o novo dono e
grupo.
Correu tudo aparentemente bem, não testei todos os programas mas quando abro
um terminal pelo novo usuário ele vai para o home do antigo login apesar de
"echo $HOME" mostrar o diretorio certo (do novo login).
Pergunto: fiz certo? Tem algum outro jeito de fazer isto?
          Como posso corrigir este problema do terminal?

Obrigado

Carlos