Re: Ferramentas para garantir a segurança

On Sat, Jan 26, 2002 at 03:43:30PM -0200, vc_sabe wrote:
> 	Eu acho que depende também do tipo de investimento que você quer fazer,
> 	se quer botar um computador só para firewall, se vai criar uma "zona
> 	desmilitarizada", etc.

Tudo depende do quanto seguro você precisa...

Pode-se "alugar" um espaço com "seguranças armados" para que ninguém tenha
acesso físico à máquina... pois nenhum software ou procedimento de
configuração pode precaver de uma pessoa deixar o servidor inativo chutando
o micro, retirando o cabo de rede e de energia elétrica, etc...

Pode-se contratar a conexão por mais de um provedor ao mesmo tempo,
sendo que uma pode ser por rádio e outra por "linha privada" ou
outros... assim se o provedor "pifar", o seu serviço estará funcionando
corretamente pela outra conexão.

Pode-se contratar um cofre em um banco e uma "companhia de entregas" para
levar cds/fitas de backup diariamente ao cofre. Assim se pegar fogo no
prédio em que se encontra o seu servidor, pode-se recuperar depois (só
não pegue um cofre em um banco que fica no mesmo quarteirão :-) ...

Pode-se criar micros "honeypot" na mesma subrede, que servem como "isca"
para que sejam invadidos e gerem logs do que foi feito... assim
melhora-se o sistema anti invasão do micro que precisa ser seguro...

Segurança não é tão simples como parece...
Tudo depende de quanto importante são os seus dados e quanto você tem
disponível para gastar mensalmente com isso...

   Abraços,
   Pedro