Instalação Debian GNU/Linux

Oi Elisângela!

	Li a tua mensagem, enviada cópia à debian-user-portuguese@lists.debian.org.
	Achei tão legal a tua atitude e curiosidade, de estar aí em Barra Mansa, sem ninguém
	para te auxiliar, que me sensibilizei e vou te dar uma mãozinha, se você quiser.

	O Linux não é "um programa", é um "sistema operacional", ou seja, a coleção de programas que
	fazem com que um computador funcione (que quando você ligue, não apareçã apenas uma tela preta...)
	O Linux (ou GNU/Linux, como é mais correto, por razões que você saberá mais tarde) pode
	substituir integralmente a sua "dependência" da Microsoft. A Microsoft é como um ambiente
	de viciados: todo mundo alienado, e ninguém consegue sair daquilo (cara, eu estou rindo sozinho,
	 desculpe!! shshshshahahahaha :-))

	Eu por exemplo, sou estudante de Medicina, e não uso mais Windows. Tenho o Windows, porque minha
	mulher ainda está assustada...:-))

	O Linux tem várias "distribuições". Tudo isso remonta ao fato de que ele é um "software livre".
	O que significa isso? Significa que os caras que inventaram as partes principais desse sistema
	operacional o liberaram sob uma licença de patentes especial, chamada "GPL" (General Public
	License). Essa licença, basicamente, diz: você pode usar o programa que fiz; pode copiá-lo e
	distribuí-lo livremente; pode examinar o código de programação, para saber como foi feito;
	pode até modificá-lo ** MAS ** você terá que permitir aos outros tudo o lhe foi permitido fazer.

	Você entende o significado prático disso? Significa que o software deixa de ser uma "caixa-preta",
	Ele pode ser copiado, modificado, examinado, e distribuído. O que se pede de você é o mesmo que
	lhe foi concedido: generosidade e liberdade. Que diferença de produtos feitos com intenções
	obscuras de dominar o mercado, alterando padrões técnicos internacionalemnte acordados,
	plagiando idéias inovadoras, massacrando a concorrência com práticas "sujas" para abocanhar
	o mercado e ter um monopólio! Dominar a teconologia de informação no Século 21 equivale a ter
	todo o petróleo do mundo, não acha?

	Por isso, os usários do Linux são "a resistência". Acreditamos piamente que estamos fazendo uma
	Coisa Boa para o mundo. Se não pelo Bem em si, pelo menos porque o "nosso" produto é tecnicamente
	superior, por um custo menor" :-)) Isso, por si só, já seria motivo suficiente, não acha? Mas é
	mais do que isso, como você já viu.

	Como o GNU/Linux foi feito com essa característica de ser "livre", vários grupos aproveitaram o
	código e fizeram um sistema operacional. Cada "distribuição" tem características particulares,
	em termos de implementações técnicas, metas, cultura, e base de usuários. A Debian GNU/Linux é
	bem especial, porque ela é um animal "puro sangue." Significa isto que é uma distribuição feita
	por voluntários. Isso mesmo! Não é uma empresa! É uma organização não-governamental, sem fins
	lucrativos (ela não vende nada...nem a própria distribuição), composta por uma grande comunidade
	de usuários e por programadores de software da mais alta competência. A Debian é famosa por sua
	qualidade.

	Do ponto de vista do "usuário final", isto é, você, ela é a mais fácil de manter, uma vez que
	você consiga botar o barco na água.

	Sugiro que você compre os 3 cds da Debian na www.linuxmall,com.br. Foi onde compre os meus.
	Contudo, pode ser que você não tenha dinheiro sobrando, ou não tenha cartão de crédito, ou pura
	e simplesmente não queira gastar. Nesse caso, eu tenho aqui um CD de instalação que está sobrando.
	porque veio numa revista. Se você quiser, posso remetê-lo gratuitamente para você, eu ficaria
	feliz em ajudá-la, assim como eu sou sempre ajudado pela comunidade de software livre. Não me
	custará mais do que uma ida ao correio de algum troquinho.

	Um abraço, e espero que você se torne a mias nova usária de Debian GNU/Linux!

	Henry
	synthespian@uol.com.br