Re: Ferramentas para garantir a segurança

Olah!

Em Sab 26 Jan 2002 14:33, Tiago escreveu:
<snip>
|          Não procuro por um pacote que me dê segurança e sim por
| metodos para poder implementear uma melhor segurança em meu
| sistema. Como segurança exige bastante tempo, conhecimento e estar
| sempre atualizado resolvi recorer a lista para ver o que vc's iriam
| sugerir...

	Bem... minha sugestao continua sendo instalar o harden. Explico
abaixo o motivo.

|          Os software que estão instalados estão atualizados, mas só
| isto não basta, estou implementando o IPTABLES e além disso
| gostaria de saber o que mais pode ser feito já que não sou um
| perito em segurança. De qualquer forma agradeço a ideia do OpenBSD
| mas como já disse vou ficar com o Debian.

	hehe... tem gene que eh apaixonado pelo OpenBSD. Tudo bem!!! Eu sou
pelo Debian.

|          Já indicaram para mim o security-debian-howto e procurar
| por checklists, há mais alguma coisas que eu possa fazer?

	O howto eh uma fonte de informacoes importante. O autor do pacote
harden levou ele em consideracao.
	Qto as checklists, eh isso que o harden faz. Ele conflita com
pacotes que saum reconhecidamente inseguros e recomenda a instalacao
dos mais seguros. Claro que toda a seguranca quem faz eh vc!!! MAs o
harden eh um otimo auxilio. Imagine que vc tem o harden-clients
instalado e dah um apt-get install telnet para instalar o cliente de
telnet. O sistema vai avisar que isso acarretaria a desintalacao do
pacote harden (porque um conflita com o outro). Automaticamente vc
sabe que o cliente de telnet naum eh considerado seguro.

	[]s

	Pablo

--
Pablo Lorenzzoni (Spectra) <spectra@debian.org>