Exibindo caracteres acentuados em janelas de terminal

Eu já procurei na documentação, mas não consegui encontrar solução para o
seguinte problema: quando estou em uma janela de terminal, consigo visualizar
os caracteres acentuados que digito, mas não os que são exibidos. Por exemplo,
se eu digito no console:

echo "teste" > ç

O "ç" aparece, mas se depois eu faço um "ls" nesse diretório, no lugar do
caractere aparece um ponto de interrogação. Eu imaginei que poderia resolver
isso usando consolechars para setar a fonte lat1u-16.psd.gz; mas em janelas de
terminal, recebo a mensagem "set_kernel_font: Invalid argument", enquanto no
console isso até resolve o problema com as mensagens de erro do sistema, mas
não com os nomes de arquivos ou diretórios.

Alguém tem alguma sugestão?

--
CyA...

 /\/\_/\_/\_/\ \\   // /\_/\_/\_/\/\    Hélio Perroni Filho
/ __    __    \ \\.// /    __    __ \   nemesis@interlink.com.br
     \/    \/  ('___')  \/    \/        Linux Registered User #216199
               //   \\
              god mokona