Re:

On Fri, 18 Jan 2002 09:43:05 -0200
Fernando Fraga e Silva <fernando.fraga@poli.usp.br> wrote:

> A Debian tenta criar uma interface homogênia de configuração através do
> debconf, porém , é um esforço hercúreo, pois, atua sobre os programas já
> feitos. Sendo que o ideal é que deva-se preoculpar com isto já no projeto do
> software, é por isto que deva haver um framework de configuração bem definido
> permitindo ao programador aderir ao **padrão** .
bom... seria uma maravilha se todo mundo aderisse ao debconf, no fim... mas a vida não é assim... é bom lembrar que o debconf é uma coisa quase simples... é um banco de dados que associa chaves a valores e pronto... assim é o gconf, do Gnome... o debconf não vai deixar de ser a ferramenta de configuração em tempo de instalação do Debian, mas eu sugeriria que se usasse o gconf como um padrão... mas acho que o orgulho dos hackers do KDE, por exemplo, não vai deixá-los adotar...

> Com coisas como estas seria possível investir de forma mais consistente em
> configuradores semi-automáticos. Enquanto isto não existir todos os
> configuradores serão "meia-bocas". Devendo-se ler o manual do projeto para
> fazer a configuração, ou , usando-se o debconf a medida do possível.
eu estou só esperando a woody ser lançada e a policy ser descongelada para propor (ou apoiar um proponente) que o debconf seja obrigatório para todos os pacotes que interagem com o usuário...

> Querem discutir isto um pouco melhor ?
claro +)=)

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>         |
| : :'  : + Debian BR.......: <http://debian-br.cipsga.org.br>+
| `. `'`  + Q: "Why did the chicken cross the road?"          +
|   `-    | A: "Upstream's decision." -- hmh                  |