Re:

On Thursday 17 January 2002 17:25, you wrote:

> Em 17/01/02, Fernando Fraga e Silva escreveu:
>
> =09po... n=E3o precisava escrachar, n=E9! :)

Oi Batata,

Poxa a minha idéia não é tão ruim assim. Hehe.

O grande problema de fazer um configurador universal é a natureza distribuida
do desenvolvimento, cada grupo implementa uma solução de configuração.

Parece um desafio impossível criar um modo homogênio de configuração como os
"registros do windows", porém , a GNU tem um projeto que conseguiu mudar a
prática de programação dos grupos e conseguiu homogenizar os procedimentos de
configuração da compilação : o grupo do autoconf e companhia.

Se houvesse um projeto que criasse ferramentas de configuração genéricas,
acho que em alguns anos a maior parte dos programas estaria usando estas
ferramentas.

A Debian tenta criar uma interface homogênia de configuração através do
debconf, porém , é um esforço hercúreo, pois, atua sobre os programas já
feitos. Sendo que o ideal é que deva-se preoculpar com isto já no projeto do
software, é por isto que deva haver um framework de configuração bem definido
permitindo ao programador aderir ao **padrão** .

Com coisas como estas seria possível investir de forma mais consistente em
configuradores semi-automáticos. Enquanto isto não existir todos os
configuradores serão "meia-bocas". Devendo-se ler o manual do projeto para
fazer a configuração, ou , usando-se o debconf a medida do possível.

Querem discutir isto um pouco melhor ?