Re: As distro sao inseguras

On Tue, 18 Dec 2001 15:07:02 -0200
Antonio Augusto de Cintra Batista <antonio@interprov.com.br> wrote:

> Eu creio ser este o caminho, porque exigir de cada desenvolvedor que
> assine seu pacote com PGP é algo que tenho certeza que *não* irá
> funcionar: eu mesmo, em 1998, trabalhando no NOC central de uma rede
eu acho que você está enganado aqui, todo desenvolvedor já assina dois
dos arquivos que compõe um "upload", chamemos assim, com sua chave pgp
um que identifica o pacote fonte e outro que identifica o todo e sem
essas assinaturas o pacote não entra no servidor Debian...

> faltando garantir a autenticidade de quem fez upload do pacote, mas
> isto pode ser inferido do login via ssh, e a experiência mostra que
> até dá para confiar no zelo com que os desenvolvedores guardam sua
> senha de login. Há ainda o problema de garantir a autenticidade das
ou seja, essa questão acima já está resolvida... mesmo porque a maioria
de nós raramente usa sua senha de login, o esquema de autenticação
rsa do login por ssh é largamente usado...

> Talvez eu esteja sendo simplista por não ter acompanhado as
> discussões anteriores, mas não vejo dificuldade em se implementar
> o descrito acima no curto-prazo.
há, com certeza, muitas dificuldades para que isso seja implementado,
mas não é nada que não possa ser resolvido

a questão é que há de ser feito algo sólido o suficiente para realmente
dar certo... não pode ser uma solução quebra-galho, muito menos pode
ser uma coisa centrada em i386 ou em um único ponto de falha... deve
existir uma política muito bem definida para que isso dê certo, porque
isso envolve o "core", por assim dizer, do Debian, que não pode ser
desestabilizado

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>         |
| : :'  : + Debian BR.......: <http://debian-br.cipsga.org.br>+
| `. `'`  + Q: "Why did the chicken cross the road?"          +
|   `-    | A: "Upstream's decision." -- hmh                  |