Re: caracter table ascii

Olah!

Em Qua 12 Dez 2001 13:40, Osvaldo Mundim Junior escreveu:
| Pessoal, alguem sabe me dizer como faco para inserir um caracter da
| tabela ascii na linha de comando ou me indicar tutorial para
| leitura? preciso do caracter 233 da tabela...

	Barbada!!! Descubra qual eh o octal ou o hexadecimal equivalente a
233 e digite:
bash$ echo -e "\NNN"
onde NNN eh o octal ou
bash$ echo -e "\xNN"
onde NN eh o hexadecimal
	Para descobrir qual eh o octal ou o hexadecimal, basta usar qq
calculadora que tenha essas funcoes (tipo kcalc), ou uma calculadora
cientifica de mao mesmo. Vc tb pode usar o ascii (apt-get install
ascii) assim:
bash$ ascii 233

	[]s

	Pablo

P.S.: No seu caso, o octal de 233 é 351 e o hexa eh e9

P.S.2: Vc pode colocar o caractere em uma variavel assim:
bash$ export CARACTERE_233=$(echo -e "\351")

P.S.3: Vc pode usar o valor inline assim:
bash$ programa_de_teste $(echo -e "\351")

P.S.4: Vc pode, depois de mostrado, copiar o valor com o mouse para o
clipboard e usa-lo dessa forma.

P.S.5: Soh para constar: $(coloque_um_comando_aqui) abre um subshell
e executa "coloque_um_comando_aqui"

--
Pablo Lorenzzoni (Spectra) <spectra@debian.org>
GnuPG Key ID 268A084D at search.keyserver.net