Fw: Re: galeon e Ext3, Como fazer?

Começo da mensagem encaminhada:

Date: Mon, 3 Dec 2001 02:29:36 -0200
From: Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org>
To: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Subject: Re: galeon e Ext3, Como fazer?

> 	mesmo. Também queria colocar minhas partições sobre o ext3. Meu kernel é
> 	o 2.2.19pre17, será que alguém pode me mandar um Comofazer??? sem mais,
> 	um abraço
>vai no www.google.com, digita "ext3 linux 2.2", tem explicações muito
>simples na net, se o problema for inglês talvez esteja na hora de escrevermos
>algo pro debian-br =)
Seguindo o conselho do Caro Kov, Estou colocando a minha experiencia em tranformar  as minhas particões sobre o ext3 (para o potato, é claro). E só algumas informações, se alguem quiser fazer um Howto a partir daí e melhorar as informações, está apoiado:)
Bem rapido e certeiro (é brincadeira, vai ser demorado e causticante):)))

1a. Faça o upgrade com os "Updates para o kernel 2.4 do Potato" do Bunk:
deb http://people.debian.org/~bunk/debian potato main
deb-src http://people.debian.org/~bunk/debian potato main
Necessario p/ pegar os novos e2fsprogs e o mke2fs(usados para criar e transformar o ext2 em ext3).Você também pode pegar do woody (mas você vai ter que que fazer o upgrade para o testing;). Também eu peguei o kernel.2.2.14 (usado para o teste).

2a.  Encontrei um problema a partir daí, os comandos mount e umount que servem para o ext3 não estão disponiveis nem nos fontes do potato e nem no dos Bunk, tive que usar a "formula" do  Carlos Laviola:
"Coloque as linhas da woody/unstable no seu /etc/apt/sources.list:

deb http://ftp.debian.org.br/debian unstable main non-free contrib
deb http://http.us.debian.org/debian unstable main contrib non-free
deb http://non-us.debian.org/debian-non-US unstable/non-US main contrib non-free
Rode apt-get update.
Rode apt-get -u install apt.
Deixe ele baixar e instalar o que for necessário, sem atualizar o
restante dos pacotes.
Após o apt novo ser instalado, coloque o seguinte em
/etc/apt/preferences:

Package: *
Pin: release a=stable
Pin-Priority: 500

Package: *
Pin: release a=unstable
Pin-Priority: 50

Com isso, o padrão ainda vai ser a stable, mas você poderá atualizar ou
instalar pacotes provenientes da unstable com o comando
apt-get -t unstable install <pacote>
É simples assim. Caso você queira usar a woody (testing) em vez da
unstable, basta substituir qualquer menção de unstable por woody."
A partir dai eu peguei o mount do woody. Se alguem tiver uma ideia melhor de pegar o mount com capacidade de ext3, mostre-nos.

3a.	Compile do modo Debian o kernel 2.4.14, aplicando antes o  patch para o ext3 (pegue o patch para o kernel certo) que peguei no:
  http://www.zipworld.com.au/~akpm/linux/ext3/
aqui eu usei o minihowto que encontrei no "Linux in Brasil" <www.linux.matrix.com.br> sobre o nome de Conversão Ext3
Obs.: tive que fazer um link simbolico p/ o kernel-source_2.4.14 ocm o nome de linux.2.4.14 p/ o patch reconhecer o kernel.

4a.	E só instalar o kernel e transformar ou converter para o ext3 suas particões( no miniHowto do Linux in Brasil tem mais informações)
Ufa:) terminei???
Ideias ou perguntas PVT.
Sem mais, Um abraço.
p.s Desculpe o e-mail longo.
|André Luís F. Tinoco - Ceilêndia - DF      |
|alfatau@ig.com.br    alfatau@bol.com.br    |
|UIN 131363370 icq    Debian 2.2.R3 Potato  |