Re: debian-br.cipsga.org.br - VA LA ANTES

On Tue, 4 Dec 2001 21:51:21 -0200
Elcio Mello <mello@ajato.com.br> wrote:

> Bem,
Diga swap! =)

> 	Mas acho que perderia um pouco o propósito se a lista deixa-se de dar
> 	uma atenção maior aos usuários iniciantes. Se partir-mos do pré suposto
e quem disse um terrorismo desses? =)

> 	de que nem todos que entram nessa lista pertemcem ao meio técnico, pois
> 	ao contrario do muitos penssam existem pessoas comuns(diferentes de
> 	hackers que passam 10 ou até mais hosras na fente do computador) que no
> 	inicio necessitam desse empurão. E como todos sabem as vezes um
> 	documentação por melhor que seja (como Foca e outras mais) no inicio
> 	dificultam em algum ponto a vida do usuário "leigo".
documentação é escrita para facilitar e não dificultar... a documentação a
que estamos nos referindo é escrita pensando no usuário leigo, como o Foca
iniciante, o Como usar o apt e o Guia Prático... achamos que é um desperdício
de tempo ensinar que dpkg-source -x arquivo.dsc descompacta um pacote fonte
em seu diretório sendo que está escrito aqui:

file:///home/kov/docs/pratico/pratico.html/ch-fontes.html#s-dpkg-source:
5.3 Como usar pacotes fonte com dpkg-source

Outra forma de usar pacotes fonte é baixar por si mesmo os três arquivos necessários e então usar as ferramentas providas pelo sistema de gerenciamento de pacotes para usá-los. Para criar o diretório pacote-versão debianizado a partir dos três arquivos basta rodar:

$ dpkg-source -x pacote.dsc

Isso vai abrir o orig.tar.gz e aplicar o .diff.gz. A partir desse momento pode-se usar o dpkg-buildpackage -rfakeroot -us -uc para construir esse pacote.

É o dpkg-source que abre o pacote fonte no diretório corrente após um apt-get source pacote.

sacou? acho que se alguém se recusar a ler uma coisa pequena e explicativa
como essa não deveria esperar aprender a usar Debian algum dia, concorda?

não é que vamos dizer pro cara ir RTFM quando ele perguntar isso, vamos
falar, "cara, dá uma olhada nesse link http://... que ensina o que você
quer em português e tudo!"

> PS:"Essa é a minha opnião".
a minha está acima =)

[]s!

|  .''`.  | Debian GNU/Linux: <http://www.debian.org>         |
| : :'  : + Debian BR.......: <http://debian-br.cipsga.org.br>+
| `. `'`  + Q: "Why did the chicken cross the road?"          +
|   `-    | A: "Upstream's decision." -- hmh                  |