Problema com o shutdown -h now

Estou tendo um problema ao desligar meu microcomputador com o comando
shutdown -h now. Quando utilizo o "reboot" ou "shutdown -r now", ele
encerra normalmente todos os processos e reinicia redondinho. Agora com
o "shutdown -h now", após a mensagem "KILL .....", ele trava e năo faz
mais nada. Se desligo ou aperto a tecla "reset", ao reiniciar ele faz o
efsck (ou coisa que o valha), apontando que o sistemna năo foi encerrado
corretamente. Estou utilizando o Gnome-Ximian. Mas isto também acontece
se saio pelo console.
Alguém poderia me ajudar ou me dar alguma pista de como consertar isto?
Por que de resto o sistema está funcionando a contento.
Atenciosamente
Antonio Carlos