Re: NFS

> Aproveitando a deixa: alguém aqui defende o kernel-server sobre o
> user-space ? Eu não sei bem quais as diferenças de performance mas lembro
> que quando o servidor (kernel-server) caia, as estações não remontavam os
> volumes. Consegui isto, de primeira, usando o user space. A manpage não dá
> detalhes sobre as diferenças.

	No kernel-server vc ganha em desempenho, mas em compensação
se vc exporta o cdrom e alguém monta remotamente, vc tem que dar stop
no nfs-server para poder desmontar o cdrom.  Apesar de *lento*, prefiro
o nfs-server.	  Agora como servidor nfs, o Linux (o kernel mesmo)
não fala muito bem com BSD.  Não me refiro somente ao FreeBSD, OpenBSD
e outros *BSD, mas a AIX, Solaris, HP-UX e outros que usam a pilha BSD
no código de rede.  Mesmo aumentando o rsize e o wsize para 8192,
Solaris e BSDs tem problemas de perder o sincronimos dos RPCs e não
mais reestabelecer.  Já o contrário funciona muito bem.

--
[]'s
                        Hélio Alexandre Lopes Loureiro