Re: Processador de Textos...

On Tue, 19 Jun 2001, Raphael D Pereira wrote:

> Olá pessoal,
>
> Nestes últimos dias, eu estava (e ainda estou) digitando um trabalho de
> faculdade da minha namorada no Star Office e fiquei muito decepcionado.
> Primeiro porque eu achei o Star Office extremamente pesado e instável, cheio
> de bugs (como por exemplo o fato de ele dividir uma palavra de maneira
> absurda quando ela está no final da linha. Ele dividiu sujeito como
> s-ujeito!!! E não consegui fazer ele arrumar isso...)

assim como o Word(TM), o StarOffice também tenta advinhar algumas coisas
para o usuário; você pode evitar estas correções (e outras, como por
exemplo, se você digitar "fora" ele tenta corrigir para "for a")
desabilitando as correções no menu Tools->AutoCorrect/AutoFormat

realmente o StarOffice é muito pesado, mas infelizmente, pelo menos para
mim, que preciso importar muitos documentos do MS Office, não encontrei
alternativas melhores. Para minimizar a lentidão, é muito importante
você ter um HD rápido e com DMA habilitado e bem configurado (hdparm);
na minha máquina atual (no serviço), ele demora uns 10-15 segundos para
abrir; já em casa, uns 2-3 minutos, e depois de aberto vai razoavelmente
bem. A primeira (PIII 733MHz 256MB - serviço) a taxa de transferência do
HD é ~30MB/s, já em casa (P150MHz 64MB) não passa de 2.5MB/s.

Eu utilizo o StarOffice 5.2 com os patchs aplicados; aliás, esta é uma
coisa a se fazer, já que alguns bugs foram corrigidos.

> Segundo porque minha namorada falou o seguinte pra mim:
>
> "Você vive falando que este Linux é muito melhor que o Windows, mas sempre
> tem alguma coisa pra mexer e nunca dá pra fazer o que agente quer na hora..."
>
> Daí eu fiquei *uto da vida!!!

como alguém já disse, tente configurar tudo primeiro, com um ambiente
amigável (KDE ou GNOME) e com algumas coisas bem à mão (ícones, etc).

> Então quero saber se existe alguma alternativa (que não seja o LateX, pois eu
> já estou aprendendo). Ouvi falar do DocBook. Ele é bom? Serve para este tipo
> de coisa (substituir o Word...)

não! a menos que você pretenda utilizá-lo para escrever documentação
técnica, ou que tenha que ser recuperável por, digamos, 10 anos à frente
(o que os .docs do Word com certeza não são).

> Não precisa ser WYSIWYG, mas precisa ser bom e poderoso e, de preferência,
> não muito demorado para aprender...

neste caso, bom e poderoso, você já está no caminho (LaTeX); o SGML
(DocBook) é uma linha paralela, também boa e poderosa;

Pessoalmente, eu não me animei a deixar o LaTeX porque o suporte do SGML
(MathML) ainda não está muito estabelecido e não encontrei algum
material que fosse suficiente para tirar todas as dúvidas; o LaTeX já
está muito bem estabelecido na área científica/acadêmica em geral e
possue bom suporte de livros, listas, sites (CTAN), etc. Por exemplo,
não consegui achar, de maneira clara, como editar algumas
fórmulas/símbolos com o SGML-MathML, o que com o LaTeX eu faço sem
problemas.

meus R$0.02 já que nestes tempos de alta do dólar U$0.02 é bastante ;-)

[]s
Mario O.de Menezes            "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                 is the Lord's purpose that prevails"
http://curiango.ipen.br/~mario                 Prov. 19.21