Re: Latex

Rapahael,

neste grupo existem feras em LaTeX.  Mas como poucos deles responderam,
vou tentar dizer alguma coisa. :-)

Parece que a grande onda do futuro é o SGML -- linguagem que deu origem
ao HTML e, mais recentemente, ao XML.  Muito da documentação do Debian
e outros sistemas é escrita nessa linguagem.  Parece que a maior
facilidade dela é poder, através de um único documento, gerar
documentação em vários formatos: HTML, PDF, Postscript etc.

Friso futuro porque minha impressão é que presentemente o LaTeX está à
frente, com um corpo muito grande de ferramentas, livros, grupos etc.
Até mesmo ferramentas para conversão para Postscript, PDF e HTML.

Talvez proximamente o SGML supere o LaTeX.

Quanto a suas perguntas mais específicas: um bom tutorial é, creio eu,
"A not so short introduction to LaTeX", por Tobias Oetiker e outros,
com URL

http://www.ctan.org/tex-archive/info/lshort/english/

Eu aprendi nele o pouco que sei.  É basicamente um texto
arroz-com-feijão, que cobre, com simplicidade e exemplos bem
escolhidos, a maior parte dos recursos mais usados do LaTeX.

Um bom texto, em português, é o de Lenimar Andrade.  Pelo que pude ler
dele, é mais voltado a quem usa LaTeX para escrever textos com muita
matemática.  Sua URL é

http://www.ctan.org/tex-archive/info/lshort/portuguese/

Existem livros, de níveis variados, mas esses tutoriais são um bom
início.

Quanto à acentuação, existem duas formas: uma usando a página de código
usual, outra usando seqüências de escape.  Esta última forma é bem mais
trabalhosa, mais ainda a prefiro, pois me permite escrever o texto em
ASCII, sem contar que vai estar disponível a página de código do
português.  O Oetiker comenta várias delas, mas eis aqui as que você
mencionou:

- ce-cedilha minúsculo (ç): \c{c}
- idem, maiúsculo {Ç): \c{C}

Isto é, o \c cria o cedilha, e entre chaves vai a letra que vai
recebê-lo.  Outras línguas, como o turco, parece que usam cedilha em
letras que não o C.

Quanto ao í com acento, a forma é \'{\i}.  O "\'" informa que o
apóstrofe deve ser interpretado como um acento, não como o caracter
normal.  Entre chaves vai o \i que é o i sem o pingo.

Espero ter ajudado.

[]s Hilton