Re: Latex

On Fri, 16 Mar 2001, Raphael Pereira wrote:

> Olá pessoal.
>
> 	Estou querendo usar um sistema de documentação decente pois
> vou precisar disto para criar artigos, e minha primeira escolha foi
> o Latex.
> 	Gostaria de saber se estou fazendo uma boa escolha e, caso

o LaTeX é muito bom para escrever textos técnicos/científicos e existem
vários utilitários para converter para outros formatos (html, ps, pdf).

> positivo, onde posso encontrar bons tutoriais sobre o assunto? Eu já

dois livros que eu utilizo são o LaTeX da Leslie Lamport e o LaTeX
Companion (o do cachorro na capa). São muito bons.

se você instalou o latex do Debian, você tem uma excelente documentação
ai mesmo no seu computador:

http://localhost/doc/texmf/latex/latex2e-html/

tem muita coisa, inclusive referência para outros documentos.

> achei alguma coisa, mas não estou conseguindo me dar bem com os
> acentos e a cedilha (no caso dos acentos, faço \' antes da letra,
> mas o "i" fica horrível, com ponto e acento ao mesmo tempo; ainda
> não consegui usar o cedilha).

para fazer o i acentuado: \'i{\i}
para fazer o cedilha: \c{\c}

[]s,
Mario O.de Menezes            "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                 is the Lord's purpose that prevails"
http://curiango.ipen.br/~mario                 Prov. 19.21