RPM versão 4

Pessoal,

  Estou com um pacote rpm da última versão do Freepascal necessária para compilar o Lazarus.
  Tentei converter para .deb atravéz do alien mas occorre a seguinte menssagem de erro :

query of fpc-1.0.5-laz.20011216.src.rpm failed
only packages with major numbers <= 3 are supported by this version of RPM

Parece que a librpm do Potato só suporta RPM versão 3 para baixo e o meu pacote é versão 4.

Como eu posso proceder para instalar este pacote, ou então o que seria melhor, apenas extrair os arquivos de dentro dele, já que um pacote de fonte e eu preciso compila-lo.

Grato
Alexandro