Som on bord

Olá!

Antes, grato pela dica com o StarOffice. Desistalar o pacote é extremamente
fácil (rpm -e StarOffice). Reinstalar, também (rpm -ivh StarOffice). O
problema era que eu tinha configurado as definições de um usuário em cima da
pasta de instalação do próprio SO. Tive que apagar as definições do usuário
e todas as pastas do SO antes de reinstalar. Tudo bem. Agora não esqueço
mais.

Seguindo com a minha instalação... dois problemas:

1 - Achei que a minha USR 33600 iria funcionar bastando dizer que ela está
na ttyS2 (onde ela funcionava no Windows), mas não reconhece. Depois de
muito pestanejar, acho que descobri o problema: ela é pnp (foram tirados os
jumpers). Usei o pnpdump e consegui achá-la, mas, agora, não sei o que
fazer, já que é a primeira vez que isso me aconteceu.

2 - Alguém já instalou o som (on bord) da placa Soyo 7VBA (VIA)? É
reconhecida pelo Debian? Nem tentei instalar, pois deixei as coisas
"encardidas" para o final.

Agradeço mais esta ajuda.

THOMÉ.