Diferenças entre o 2.2 r0 e 2.2 r4

Olá todos, sou novo na lista e no uso do sitema GNU/Linux. Já li bastante a
respeito de free software e estou fascinado com a possibilidade de
participar  de um movimento de tamanha importância...acho que participar
desta lista será um grande passo nesse rumo.
Tenho em minha máquina o redhat 7.2 e muitas dúvidas na cabeça...
Também estou convicto de que o Debian é a melhor escolha que pode ser feita
em termos de sistema operacional, no entanto já ouvi falar que são muitas as
diferenças em relação às outras distribuições...é verdade, quais são??
Ontem encontrei uma revista contendo cd com o  potato 2.2 r0(se não me
engano) e gostaria de saber tb se há muitas diferenças entre o mesmo e r4.

Obrigado antecipadamente e um feliz Ano Novo para todos,
Cezar.