Re: kernel 2.2.20

Tendi. :)

From: Mario Olimpio de Menezes <mario@curiango.ipen.br>
To: Debian Portuguese <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Subject: Re: kernel 2.2.20
Date: Thu, 20 Dec 2001 09:34:00 -0200 (BRST)

sem pretensão, vou tentar ajudar:

as versões do Debian não são numeradas com a mesma idéia do kernel,
ou seja,
   kernel 2.x.y -> se x % 2 = 0, então o kernel é "estável"
                -> se x % 2 = 1, então o kernel é de "desenvolvimento"
                -> y representa cada nova liberação (para bugfix,
                   pequenas features, etc).
   Debian X.YrZ -> X é uma liberação maior, quando grandes mudanças
                   ocorreram. p.explo, passamos do 1.3 diretamente para
                   o 2.0 pois foi uma mudança grande (a.out para ELF)
                -> Y é uma nova versão também, mas com mudanças
                   menores proporcionalmente à mudança de X; contém
                   novos pacotes, passa pelo ciclo
                   "testing" -> frozen -> estável.
                -> rZ é uma "atualização" da versão corrente,
                   principalmente para bugfix, pequenas features (como o
                   caso do kernel). O nome da versão é mantido (potato),
                   e pouquíssimas (se alguma) coisas novas são
                   acrescentadas; quase tudo é "back ported" para
                   consertar bugs.

Assim, quando o woody for lançado, como Debian 3.0, teremos uma nova
versão da distro, com vários (senão todos) pacotes novos, não os
últimos, pelo já exposto. Aí então, poderemos ter 3.0r2, 3.0r3, etc, ou
diretamente 3.1.

mais informação e mais precisa pode ser obtida no
http://www.debian.org/releases

ETA,

On Thu, 20 Dec 2001, Gustavo Noronha Silva wrote:

> olha só, eu não entendi bulhufas do que você disse hehehe...
>
> quando o Debian 3.0 for lançado ele vai conter os pacotes nas versões que > estão hoje no woody, provavelmente, e até que outra versão do Debian seja > lançada (3.1, 3.2, 4.0, etc) a versão dos pacotes não pode e não vai mudar...
> todos os consertos serão "portados" para as versões presentes no 3.0
>
> sim, isso faz com que o Debian fique um pouco antigo, e é por isso que uma > acelerada no ritmo de releases do Debian é importante, e está sendo trabalhada
> mas é isso que garante a estabilidade...

> [...]

Mario O.de Menezes            "Many are the plans in a man's heart, but
    IPEN-CNEN/SP                 is the Lord's purpose that prevails"
http://curiango.ipen.br/~mario                 Prov. 19.21