GPLFARM

Pessoal,

Gostaria de agradecer a todos que usam seu tempo para ajudar aqui na lista, é assim, acredito, que podemos nos tornar melhores e tornarmos o mundo a nossa volta, melhor.

Hoje estive visitando um site e achei pessoalmente muito interessante o projeto, o site é gplfarm.org . A idéia seria iniciar projetos cordenados por um comite, licensiando os projetos sob a GPL, pagando para os programadores que desejarem entrar em algum projeto, uma quantia combinada. O pagamento seria feito através de doações de empresas ou interessados.

Penso eu, que exista muitas empresas interessados nesse tipo de idéia. Pegando como exemplo um aluno meu: ele é administrador de redes de uma empresa de médio porte, e essa utiliza software comercial. Uma de suas queixas é que essa empresa cobra por um produto que na verdade: não é um produto. Como todos sabem, um produto depois que você compra-o, poderá fazer com ele o que quiser e da maneira que quiser. O mercado de software comercial funciona assim? Quando você compra um software comercial, poderá vender aquela licensa que adquiriu para outra pessoal/empresa? A licensa da Microsoft por exemplo não permite esse tipo de coisa.

Agora, voltando ao gplfarm.org, várias empresas do mesmo setor e com interesse em um determinado produto, poderia doar uma verba para o site, que desenvolveria o software em um tempo pré-determinado, pagando os desenvolvedores e licensiando sob GPL. Dessa maneira, vejo eu, todos sairiam ganhando.

O que acham da idéia, de discutirmos esse assunto e criarmos uma versão brasileira do gplfarm.org. Pode até ser que exista uma e também não estou sabendo.

[]'s all.