Re: Documentação de sistemas

www.netsaint.org

Alex Fernandes Rosa wrote:

Hilton e lista.

Agradeço sua divulgação. Como aproveitamos o embalo da Infobrac, uma feira de informática que teve aqui em Uberlândia, divulgamos a Neurix. O resultado foi quase 100 inscritos na nossa lista. Para uma divulgação que não esperavamos muita coisa, o resultado foi excelente.

Estamos crescendo!

Mas voltando ao assunto. O que quero basicamente é poder documentar toda minha rede e sistemas, exemplo: Quero poder ter diagramas de layout da minha rede, informações do que está instalado em cada servidor meu, como foi instalado, e tal. Não tenho uma idéia central de como posso fazer uma documentação desses meus servidores e rede. A idéia é poder oferecer documentação para que se eu tenha que ausentar, alguém possa executar minhas tarefas sem problemas, apenas lendo a documentação do sistema. Nele eu quero descrever o máximo possível de informações e detalhes dos meus servidores e rede.

O que mais sinto necessidade, é de uma metodologia para isso, já que a maioria é para softwares e não para sistemas e/ou redes. Talvez até exista, mas não conheco.

Imagine que você entre em uma empresa que o sistema deles não tenha nenhuma documentação, vai ficar bem díficil para entender o sistema, e vai demorar tempo também. Se for uma rede muito grande, ai começa a complicar mais as coisas.

Espero que isso deixe mais claro o que estou precisando.

Um abraço a todos da comunidade Debian.

On Tue, 27 Nov 2001 13:34:31 -0800 (PST)
Hilton Fernandes <fernandesh@yahoo.com> wrote:

|Alex,
|

|Como vai seu site?  Escrevi para alguns amigos mineiros que devem ter
|te visitado, e talvez levado mais gente.
|
|Escrevo em PVT por duas raz_es: uma, gostaria de fazer uma consulta
|pessoal, outra porque n_o sei exatamente que tipo de software voc_ est_
|procurando.
|
|Seguindo a B_blia, os _ltimos ser_o os primeiros.
|
|A frase documenta__o de sistemas _ bastante ampla: vai desde programas
|capazes de ler o fonte de programas e gerar documenta__o at_
|ferramentas gr_ficas onde voc_ cria diagramas que v_o representar
|graficamente a arquitetura de seu software. |
|No primeiro caso, temos o JavaDoc, por exemplo, capaz de ler fontes
|Java com certas conven__es e gerar documenta__o. |
> [...]
|bibliotecas, gera UML -- uma nota__o para representar rela__es entre
|classes, em softwares criados de forma orientada ao objeto.
|
|O Dia (como seu equivalente, o MS Visio) tamb_m _ usado para gerar
|representa__es (e portanto documenta__es) de redes.  Nele existem
|recursos (bibliotecas) predefinidos para gerar diagramas de redes.
|
|Se voc_ definir melhor o que procura, podemos tentar te ajudar com mais
|precis_o.
|
|Quanto _ consulta, _ o seguinte: conhe_o uma pessoa que escreveu um
|curso de Java e o ofereceu gratuitamente em seu site, em

|S_ que uma dupla pirateou totalmente o curso! Como se v_ em |
> [...]
|
|O curso n_o _ muito voltado ao GNU/Linux, mas sim ao Windows -- _
|distribu_do no formato WinHelp.  Al_m disso, n_o pude ler no site uma
|posi__o clara a favor de licen_as de Software Livre, ou mesmo de C_digo
|Aberto.
|
|De qualquer modo, a iniciativa do Tarc_sio, de oferecer um curso em
|dom_nio p_blico se aproxima, pela generosidade, dessas filosofias.  O
|roubo abre um precedente perigoso, que pode acabar ocorrendo com outras
|iniciativas de Software Livre ou C_digo ABerto.
|
|Assim, minha consulta _: o que voc_ acha de divulgar o roubo de

|_ isso. |

| |

|--- Alex Fernandes Rosa <alex@plight.com.br> wrote:
> [...]
|> |