[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

FHC cede e decide pagar salário de professores em greve]




Caros Professores,

Vejam só o que declara o presidente " esqueçam o que disse, escrevi e orientei", sobre o que é ser professor...... Mais, uma vez além dos aposentados serem "vagabundos" , do judicário ser " um manicômio" , define os agentes da educação brasileira - os professores - como inúteis. Me parece, que além desta greve servir para lutar pela universidade, ela também aflora cada vez mais a necessidade de pensar na escolha de direigentes mais comprometidos com a construção da nação brasileira, de que síndicos de organismos internacionais e dos interesses exógenos.

A noticia abaixo está publicada no Globo.

Prof. Altamir Dias



Governo recua e paga
Cristiane Jungblut eAna Paula Macedo
BRASÍLIA

Depois de ser derrotado no Supremo Tribunal Federal, o governo anunciou ontem que vai liberar o salário de outubro dos professores universitários, em greve há quase cem dias. Horas antes, porém, o presidente Fernando Henrique fez uma provocação aos docentes durante cerimônia no Itamaraty. Professor aposentado, o presidente disse que o cientista que não consegue fazer uma grande descoberta e se tornar famoso tem como única saída ser professor. Para ele, os professores apenas “repetem em suas aulas o que outras pessoas fazem”.

O presidente fez as observações quando falava de sua própria experiência como professor do Instituto de Estudos Avançados (Institut for Advanced Study) da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Ele lembrou a angústia de pesquisadores bolsistas em busca de uma grande idéia que os tornassem conhecidos.

— Você fica lá (em Princeton) e tem que produzir ao fim de um ou dois anos algum trabalho. Mas se a pessoa não consegue produzir, coitada, vai ser professor. É aquela angústia: se ele vai ter um nome na praça ou se ele vai dar aula a vida inteira, repetindo o que os outros fazem — disse Fernando Henrique. (O grifo meu : Altamir)

A frase foi pronunciada em discurso na cerimônia de entrega do Prêmio Finep 2001 de Inovação Tecnológica. No mesmo discurso, o presidente mandou um recado aos professores grevistas, aos sindicalistas e aos políticos que são contra a aprovação do projeto de flexibilização da CLT. Disse que há um Brasil que trabalha e que não é “chorão”. Fernando Henrique deu como exemplo os empresários que investem recursos em pesquisas científicas e tecnológicas.

— Existe um Brasil que não é chorão, que é trabalhador. É preciso que o Brasil conheça mais esses esforços — disse Fernando Henrique.

Medida para evitar desgaste maior

A decisão de pagar o salário dos professores foi oficializada em nota divulgada pela Presidência da República no fim da tarde, depois de uma reunião entre o presidente, o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, e o advogado-geral da União, Gilmar Mendes, no Palácio da Alvorada. Segundo assessores, o presidente tomou a decisão para evitar mais desgaste para o governo. Apesar da avaliação de Mendes de que ainda era possível brigar na Justiça contra o pagamento, o presidente decidiu o contrário.

Paulo Renato teria dito a ele que as negociações avançam e que muitos professores já mostram intenção de voltar ao trabalho. A expectativa do governo é que a greve acabe antes de o pagamento do salário de novembro se tornar um novo problema.

Na nota, Fernando Henrique deixa claro que espera agora o fim da greve e afirma que a proposta do Orçamento da União para 2002 enviada ao Congresso pelo governo atende às reivindicações da categoria. A nota diz: “Não há mais motivos para a greve, e o presidente está confiante na responsabilidade dos professores, que os fará voltar às aulas e assim atender aos anseios dos alunos e das famílias”.

A nota divulgada pelo Planalto diz que o presidente, “ouvindo argumentos, decidiu mandar pagar os salários”. Mas a nota, em nenhum momento, faz referência à decisão do Supremo Tribunal Federal, que na verdade frustrou o governo e o levou a mudar de estratégia.

Antes da liberação do salário, o Sindicato Nacional dos Docentes em Ensino Superior (Andes) entrou no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com ação contra a União para proibir o governo de recorrer outras vezes à Justiça para não pagar o salário dos grevistas. Solicitou, ainda, aplicação de multas com juros de mora com base nas taxas do mercado financeiros pelos dias de atraso no pagamento.

A Advocacia-Geral da União protocolou no Supremo pedido de desistência do habeas-corpus ajuizado na segunda-feira para evitar a prisão de Paulo Renato por descumprimento judicial. Ainda ontem, o ministro da Justiça, Aloysio Nunes Ferreira, solicitou uma audiência ao ministro Marco Aurélio para discutir sobre a crise instaurada entre Executivo e Judiciário, devido às perdas judiciais do governo referentes à greve dos professores.

Em seu discurso no Itamaraty, Fernando Henrique disse que esteve em Princeton sem ser jovem ou brilhante, mas apenas professor. Ele deu aulas como professor-visitante, entre 1975 e 1976. O Institut for Advanced Study é integrado basicamente por físicos e matemáticos. O presidente disse que, geralmente, as entidades de pesquisa preferem os mais jovens porque esses não têm medo de criar. Ele afirmou que essa regra, que aprendeu em Princeton, o atormentou a vida toda.

— É um lugar em que vão pessoas selecionados, os jovens PhDs, os mais brilhantes. Eu não era. Já era professor, não sou brilhante nem jovem. Mas estava lá. E me ensinaram uma coisa que me deixou muito atormentado a vida toda: eles pegam os mais jovens. Isso porque, depois, você sabe muito e não cria. Fica com medo de criar — disse ele.

--
    _/_/_/_/ _/_/_/_/_/ _/_/_/_/_/   Prof. Altamir Dias, Dr. Eng.
   _/       _/  _/  _/ _/            Departamento de Eng. Mecânica
  _/_/_/   _/  _/  _/ _/ UFSC        Universidade Federal de SC
 _/       _/  _/  _/ _/              88.040-900 - Florianópolis-SC
_/_/_/_/ _/  _/  _/ _/_/_/_/_/       BRASIL
                                     Phone: 55-48-331-926
                                     Fax  : 55-48-234-1519
                                     http://www.emc.ufsc.br/professores/altamir/




--
    _/_/_/_/ _/_/_/_/_/ _/_/_/_/_/   Prof. Altamir Dias, Dr. Eng.
   _/       _/  _/  _/ _/            Departamento de Eng. Mecânica
  _/_/_/   _/  _/  _/ _/ UFSC        Universidade Federal de SC
 _/       _/  _/  _/ _/              88.040-900 - Florianópolis-SC
_/_/_/_/ _/  _/  _/ _/_/_/_/_/       BRASIL
                                     Phone: 55-48-331-926
                                     Fax  : 55-48-234-1519
                                     http://www.emc.ufsc.br/professores/altamir/




Reply to: