Re: Offtopic: TCP/IP ICMP/IP Header

On Mon, Nov 26, 2001 at 06:07:15PM -0000, Frederico.S.Muñoz wrote:

> Oooops, só uma explicação: o tcpdump é tb um sniffer, o que eu quiz dizer é
> que usando
> uma ferramenta como o ethereal, que apresenta os pacotes por tipo e com
> informação detalhada
> sobre todas as camadas de cada pacote, simplifica o trabalho de saber onde
> pertencem
> esses bytes a mais :)
>

> abraço,
>
> fsm

Oi Frederico,

  Sua ajuda do ethereal foi muito útil.

  Aqueles bytes que precedem o header IP são do header Ethernet.

  Neste caso, o header Ethernet tem:

   - 6 octetos representando o endereço HW destino
   - 6 octetos representando o endereço HW fonte
   - 2 octetos representando o tipo de pacote encapsulado (0x0800 = IP)

  Era isso, obrigado pela ajuda,

     Pedro